Hospedagem

Critérios para ingresso e permanência no Portal de Periódicos UFSC

O Portal de Periódicos UFSC hospeda e provê assessoria aos periódicos científicos institucionalmente vinculados à UFSC, ou seja, exclusivamente aos periódicos incorporados aos programas de pós-graduação, graduação, núcleos de pesquisa e laboratórios reconhecidos oficialmente pela Universidade Federal de Santa Catarina.

A admissão de periódicos da UFSC no Portal passa por encaminhamento de projeto detalhado (contemplando os aspectos necessários à inclusão do periódico na plataforma SEER/OJS), por parte do editor do periódico interessado, à Coordenação do Portal, que procede ao encaminhamento do projeto para análise e parecer do Laboratório de Periódicos Científicos UFSC e posterior aprovação pelo Conselho Consultivo Deliberativo (CCD), que define: a) inclusão diretamente no Portal; b) inclusão no Laboratório; ou c) rejeição (justificada). O conteúdo do projeto deverá ter informações referentes aos itens 1  e 2 abaixo.

1 – Critérios para o ingresso no Portal de Periódicos UFSC

O periódico deve atender aos critérios estipulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o estrato B2 do Qualis em sua área do conhecimento ou aos critérios de ingresso no Scientific Electronic Library Online (Scielo) e atender às padronizações nacionais e internacionais organizadas nas recomendações de qualidade.

a) Área do conhecimento à qual pretende se vincular.

b) Estratégias para a adequação aos critérios Qualis B2 da área em questão.

c) Informações a serem incluídas nos campos disponíveis no template do periódico conforme a plataforma Open Journal Systems (OJS), na seção “Sobre”.

d) Carta do coordenador de Programa de Pós-Graduação na área do conhecimento em questão, declarando a necessidade de novo título para a comunidade científica.

e) Carta da chefia do departamento ao qual pertence o professor editor, registrando a aprovação pelo colegiado da criação do novo título e a garantia das condições para o bom funcionamento do periódico.

f) Carta do editor do periódico se comprometendo a seguir as recomendações de qualidade dos periódicos, a evitar endogenia e a garantir a avaliação em duplo cego para os trabalhos submetidos.

2 – Recomendações de qualidade para os Periódicos UFSC

a) Corpo editorial – o periódico deverá apresentar um corpo editorial multi-institucional e com a indicação da afiliação da instituição a qual pertence.

b) Caráter científico – os periódicos devem publicar predominantemente artigos originais resultantes de pesquisa científica e/ou significativas para a área específica do periódico. Os periódicos podem incluir outros tipos de contribuições, como artigos de revisão, comunicações, resenhas e estudos de caso, que não serão consideradas como artigos originais.

c) Identificação dos autores – os manuscritos devem estar assinados pelos autores, com nome e sobrenome, e apresentar e-mails.

d) Entidade editora – deve estar identificada na página do periódico.

e) Periodicidade regular – cumprimento rigoroso da periodicidade proposta.

f) Recepção e aceitação dos originais – indicação das datas nos documentos.

g) ISSN eletrônico.

h) Foco e escopo – cobertura temática, objetivo e público-alvo.

i) Avaliadores externos – o periódico deve submeter seus artigos à apreciação de avaliadores, além de estabelecer e deixar visíveis os critérios de avaliação.

j) Instruções aos autores – o periódico deve disponibilizar as instruções para autores inclusive relacionadas à normalização adotada e sugestão de referências.

k) Título, resumo e palavras-chave  o periódico deve apresentá-los no idioma do texto e em inglês.

l) Revisão dos metadados.

m) Uso do ícone da licença Creative Commons < http://creativecommons.org>.

n) Adequação às normas: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou American Psychological Association (APA) ou International Standards Organization (ISO) ou Modern Language Association (MLA) ou MONTREAL ou VANCOUVER ou Deutsches Institut für Normung (DIN).

o) Atender aos critérios das Diretrizes do DOI; e

p) Cadastro do editor do periódico como usuário da BU/UFSC.

3 – Critérios de permanência

Para a permanência no Portal de Periódicos UFSC, os periódicos devem melhorar ou manter sua classificação no Qualis, bem como atender as recomendações de qualidade para os Periódicos UFSC (item 2).

A cada quatro (4) anos, a equipe do Portal e do Laboratório efetuam a avaliação dos periódicos hospedados. O não atendimento às Diretrizes implicará a transposição/retorno do periódico para o Laboratório, onde receberá atendimento específico para atender suas demandas.

Acesse o documento “Procedimentos para ingresso no Portal de Periódicos UFSC“.