Histórico

2003  Designação de uma Comissão para os estudos iniciais para a implantação do Portal de Periódicos UFSC e mapeamento dos periódicos existentes na Instituição.

2004  Elaboração de uma ficha de dados para avaliação de periódicos. Análise, por meio da ficha de dados, dos 27 periódicos editados pela Universidade.

2006  Reunião com os editores da UFSC no I Simpósio de Comunicação Científica.

2007  Criação do Portal de Periódicos pelo Departamento de Ciência da Informação (CIN/CED). Foram realizadas oficinas de capacitação com os editores e bolsistas, assessoramento na migração dos periódicos impressos e eletrônicos para o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS). Equipe de implantação do SEER na UFSC. Início da implantação do sistema estatístico Awstats para o Portal.

2008   Em janeiro, foi implantado o sistema estatístico Awstats para o Portal e todos os seus periódicos. Responsável pela implantação: Káthia Jucá. O Awstats contabiliza downloads, acessos, visualizações, visitantes, quais os países que acessaram os dados, entre outros. Processo de migração de 52 periódicos para o Portal. No II Simpósio de Comunicação Científica, foi formalizada a data de criação do Portal  5 de maio de 2008  e realizada reunião com os editores da UFSC.

2009  A equipe de implantação do Portal finaliza seus trabalhos e entrega à nova equipe um relatório das atividades realizadas e faz recomendações de continuidade para o Portal. Em 26 de maio, o Portal de Periódicos passa a ser coordenado pela Biblioteca Universitária, sob a responsabilidade das bibliotecárias Narcisa de Fátima Amboni e Andréa Figueiredo Leão Grants. Passa a ser regido pelas Diretrizes criadas e aprovadas pelo Conselho Editorial. A partir de setembro, novos membros participam do Conselho Editorial do Portal. Foi criada a Incubadora de Periódicos UFSC, coordenada pelo Departamento de Ciência da Informação (CIN/CED). Organização do Ciclo de Debates Periódicos UFSC, evento para formação profissional com ênfase no compartilhamento e na troca de experiências.

2010  Inicia-se o processo de implementação e atribuição do comando Digital Object Identifier (DOI) aos documentos. Para tal, o Portal estabelece as Diretrizes (DOI). Realização de duas oficinas de capacitação nos módulos editor-gerente e fluxo editorial. Organização do I Encontro Nacional de Usuários do SEER. Foram atribuídos 1.245 DOIs.  

2011  Elaborado o e-book  “Sistema eletrônico de editoração de revista (SEER): processo editorial”,  uma parceria entre UFSC e UNISUL. Organização do I Seminário Anual CrossRef – Brasil (maio).

2012  Revisão das Diretrizes, aprovadas em reunião do Conselho Consultivo e Deliberativo, em 29 de agosto de 2012. Em maio, a BU promoveu o I Fórum de editores do Portal Periódicos UFSC: da construção à visibilidade, com a participação especial do professor Benedito Barraviera. Expedidos 1.299 DOIs para os artigos dos periódicos. Em junho, foi organizado o Encontro de Editores na Área de Letras e Linguística da UFSC.

2013  O Portal faz parceria com a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e com o Directory of Open Access Journals (DOAJ). Criação da Fanpage do Portal de Periódicos UFSC e elaboração do Guia de criação de conteúdo: procedimentos internos. Curadoria de conteúdo nas redes sociais do Portal: Fanpage, Twitter e Slideshare. Em fevereiro, promoveu a palestra sobre qualidade de conteúdo das publicações, com o professor Piotr Trzesniak (fotografias).

2014 – Atualização das Diretrizes. O Portal passa a ser coordenado pela bibliotecária Lúcia da Silveira. Contratação de 30 bolsistas distribuídos entre os periódicos, a SeTIC e o Laboratório de Periódicos. Assessoria na marcação do XML para os periódicos inseridos no SciELO.  Divulgação, na AGECOM, de matérias dos periódicos do Portal para aumentar a visibilidade pela comunidade universitária. Fanpage do Portal atinge 5 mil curtidas. Elaboração do primeiro Relatório Anual das atividades do Portal de Periódicos, inserido no Relatório Anual da BU. 

2015 – Atualização do SEER/OJS (versão 2.4.5). Acesso público às Atas das reuniões do Conselho Consultivo e Deliberativo do Portal de Periódicos. Identificação dos serviços prestados pelo Portal aos usuários. Implantação das perguntas frequentes e do sistema de chamados, canal de comunicação remoto, para o atendimento a editores, avaliadores, autores, entre outros usuários. De fevereiro a dezembro de 2015, atendeu, via sistema, 803 chamados. Criação do site do evento Ciclo de Debates Periódicos UFSC. Organização do IV Ciclo de Debates Periódicos UFSC. Projeto de resgate do histórico de implantação do Portal de Periódicos UFSC para preservação da memória institucional. Outras atividades realizadas estão disponíveis no Relatório Anual.

2016 – Em janeiro, o SEER/OJS foi atualizado (versão 2.4.7.1). Atualização do header do Portal. Elaboração dos ícones favoritos para a página dos 44 periódicos.  Atualização das Diretrizes, aprovadas pelo Conselho Universitário. Institucionalização do Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina como um serviço da Biblioteca Universitária (Resolução Nº 18/2016/CUn, de 31 maio de 2016). Em julho, o Portal passa a ser coordenado pela bibliotecária Juliana Aparecida Gulka (Portaria Nº1745/2016/GR, de 26 de julho de 2016). Inclusão dos periódicos no Google Acadêmico (perfil) para facilitar o monitoramento das métricas alternativas dos periódicos. Elaboração do novo site do Portal de Periódicos de acordo com as exigências do governo federal. Eleito pelo ranking do Webmetrics o segundo melhor Portal de Periódicos do país. Em setembro, é aprovado o novo Regimento da Biblioteca Universitária, vinculando a Divisão Portal de Periódicos à Coordenação de Tecnologia, Conteúdos Digitais e Inovação. 

2017 – Em janeiro, o Portal passa a ter uma sala própria e se desvincula fisicamente do Serviço de Periódicos. Em fevereiro, o SEER/OJS foi atualizado (versão 2.4.8.1). O Portal volta a ser coordenado pela bibliotecária Lúcia da Silveira (Portaria Nº339/2017GR, de 8 de fevereiro de 2017). Lançamento do novo site, no padrão do governo federal. Em abril,  promove o “I Workshop de Editoração Científica“. Em maio, organiza o “V Ciclo de Debates Periódicos UFSC“. Em julho, realiza a mudança do sistema SEER/OJS para um novo servidor. Em agosto, publica o documento Recomendações de Conduta Ética e ProcedimentosRealizada a indexação de todos os periódicos no PKP Index. Em agosto assume a atualização da indexação de todas as revistas do Portal no DOAJ. Em outubro, promove a Oficina sobre o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), voltado para as equipes editoriais das revistas hospedadas no Portal de Periódicos UFSC. Outras atividades realizadas estão disponíveis no Relatório Anual.

2018 – Em fevereiro, o OJS foi atualizado para a versão 2.4.8.3. Em abril, promove oficina do OJS para as equipes editoriais das revistas hospedadas no Portal de Periódicos UFSC. Em maio, realiza o VI Ciclo de Debates Periódicos UFSC e I Encontro Nacional de Portais de Periódicos, eventos comemorativos aos 10 anos do Portal de Periódicos UFSC. Lançamento da nova identidade visual do Portal. Em agosto e setembro recebe duas alunas da FURG para supervisão de estágio curricular obrigatório em Biblioteconomia. Outras atividades realizadas estão disponíveis no Relatório Anual.

2019 – Elaboração do cronograma para ajustes e posterior migração para o OJS 3. Realizada oficina presencial sobre o OJS 2.4.8.3 para formar os novos integrantes das equipes editoriais. Supervisão de estágio obrigatório em Biblioteconomia, com 210 horas de prática. Início da migração da revista Texto & Contexto Enfermagem. Mapeamento de revistas que estão no domínio UFSC, mas fora do Portal de Periódicos ou Laboratório de Periódicos. Limpeza manual de sintaxe DOI em campos antigos de metadados e alocação no campo correto. Atualização do Google Acadêmicos de todas as revistas. O Portal assumiu o serviço de revisão de metadados e indexação na base LILACS. Criação, aplicação e/ou refinamento de identidade visual para nove periódicos. Total de 698 chamados atendidos no ano. Outras atividades realizadas e estatísticas completas estão disponíveis no Relatório Anual.

2020 – A partir de 16 de março, em virtude da pandemia de COVID-19, a equipe adotou o trabalho remoto (home office). Em julho, lançou o livro “Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas“. Formalização do serviço de antiplágio SimilarityCheck. Em outubro, migração para a versão 3.2.1.1 do OJS. Treinamento sobre fluxo editorial no OJS 3, pela primeira vez no formato online, utilizando a sala de conferências da RNP e com a participação de 39 pessoas. Padronização da sintaxe do DOI com implantação do novo formato a partir de 2021. Ministrado treinamento sobre indexação de periódicos a pedido do Portal de Periódicos da UFRPE. Total de 836 chamados atendidos durante o ano. Outras atividades realizadas e estatísticas completas estão disponíveis no Relatório Anual.


Equipes anteriores


A equipe do Portal de Periódicos UFSC conta com o Conselho Consultivo e Deliberativo (CCD) e com a equipe gestora atuando nas demandas dos editores dos periódicos científicos da UFSC. Assim, o histórico das gestões anteriores mantém o registro de todos os colaboradores envolvidos na gestão do Portal como forma de preservação da memória institucional.

Conselho Consultivo e Deliberativo do Portal de Periódicos (CCD)

Janeiro de 2015-agosto de 2016 

Sigrid Karin Weiss Dutra – BU
Lúcia da Silveira – BU 
Alexandre Pedro de Oliveira – BU
Gustavo Alexssandro Tonini – SeTIC
Gleisy Regina Bóries Fachin – CIN
Rosângela Schwarz Rodrigues – Laboratório de Periódicos [Portaria]
Joana Maria Pedro – PROPG
Jamil Assereuy Filho – PROPESQ
Sônia Silveira Peduzzi – Representante dos editores
Cristina Scheibe Wolff – Representante da área de Ciências Humanas
Ricardo Pereira e Silva – Representante da área de Ciências Exatas e da Terra
Sérgio Fernando Torres de Freitas – Representante da área de Ciências da Saúde
Fábio Lopes da Silva – Editora da UFSC [Portaria]

Dezembro de 2012-2014 [Portaria]
Dirce Maris Nunes da Silva – BU
Alexandre Pedro de Oliveira – BU
Andréa Figueiredo Leão Grants – BU[Portaria]
Lúcia da Silveira – BU [Portaria]
Gustavo Alexssandro Tonini – SeTIC
Gleisy Regina Bóries Fachin – CIN [Portaria]
Márcio Matias – Incubadora [Portaria]
Joana Maria Pedro – PROPG
Jamil Assereuy Filho – PROPESQ
Sônia Silveira Peduzzi – Representante dos editores
Cristina Scheibe Wolff – Representante da área de Ciências Humanas
Ricardo Pereira e Silva – Representante da área de Ciências Exatas e da Terra
Sérgio Fernando Torres de Freitas – Representante da área de Ciências da Saúde
Sérgio Luiz Rodrigues Medeiros – Editora da UFSC

Abril de 2011-2012 [Portaria]
Narcisa de Fatima Amboni – BU
João Oscar do Espírito Santo – BU
Andréa Figueiredo Leão Grants – BU
Sérgio Luiz Rodrigues Medeiros – Editora da UFSC
Káthia Regina Lemos Jucá – SeTIC
Rosângela Schwarz Rodrigues – CIN/CED
Eunice Sueli Nodari – CFH
Sérgio Fernando Torres de Freitas – CCS
José Antônio Bellini da Cunha Neto – PRPG

Setembro de 2008-2010 [Portaria]
Narcisa de Fatima Amboni – BU
Káthia Regina Lemos Jucá – SeTIC
Maria Lúcia de Barros Camargo – PRPG
Eunice Sueli Nodari – CFH
Rosângela Schwarz Rodrigues – CIN/CED
Sérgio Fernando Torres de Freitas – CCS
Luiz Henrique de Araújo Dutra – Editora da UFSC

Abril de 2008 [Portaria]
Eunice Sueli Nodari – CFH
Sérgio Fernando Torres de Freitas – CCS
Thereza Cristina Monteiro de Lima – CCB
Carmen Silvia Rial – ANT/CFH
Sigrid Karin Weiss Dutra – BU
Rosângela Schwarz Rodrigues – CIN/CED
Antonio Cezar Bornia – EPS/CTC
Anelise Reich Corseuil – DLLE/CCE


Equipe gestora do Portal de Periódicos UFSC

2017-2019
Alexandre Pedro de Oliveira – alexandre.oliveira@ufsc.br
Gabriel Araldi Walter – gabriel.araldi@ufsc.br
Juliana Aparecida Gulka – juliana.gulka@ufsc.br
Lúcia da Silveira – lucia.silveira@ufsc.br
Mirna Saidy – mirna.saidy@ufsc.br
Roberta Moraes de Bem – roberta.bem@ufsc.br

2015-2016
Sigrid Karin Weiss Dutra – sigrid.k.weiss@ufsc.br
José Paulo Speck Pereira – jose.speck@ufsc.br
João Oscar do Espírito Santo – joao.oscar@ufsc.br
Alexandre Pedro de Oliveira – alexandre.oliveira@ufsc.br
Gabriel Araldi Walter – gabriel.araldi@ufsc.br
Juliana Aparecida Gulka – juliana.gulka@ufsc.br
Lúcia da Silveira – lucia.silveira@ufsc.br
Mirna Saidy – mirna.saidy@ufsc.br

2014 – 2015
Alexandre Pedro de Oliveira – alexandre.oliveira@ufsc.br
Gabriel Araldi Walter – gabriel.araldi@ufsc.br
Juliana Aparecida Gulka – juliana.gulka@ufsc.br
Lúcia da Silveira – lucia.silveira@ufsc.br

2012-2014
Dirce Maris Nunes da Silva – dirce.maris@ufsc.br
Andréa Figueiredo Leão Grants – andrea.grants@ufsc.br
João Oscar do Espírito Santo – joao.oscar@ufsc.br
Daurecy Camilo – daurecy.camilo@ufsc.br
Alexandre Pedro de Oliveira – alexandre.oliveira@ufsc.br

2009-2012
Narcisa de Fatima Amboni
Andréa Figueiredo Leão Grants
João Oscar do Espírito Santo
Daurecy Camilo
Alexandre Pedro de Oliveira

2007-2008
Departamento de Ciência da Informação
Ursula Blattmann – ursula@ufsc.br
Rosângela Schwarz Rodrigues – rosangela@ufsc.br
Raimundo Nonato Macedo dos Santos
Araci Isaltina de Andrade Hillesheim – araci.h@ufsc.br

2003-2004 [Portaria]
Luiz Henrique de Araújo Dutra – CFH
César Zucco – CFM
Maria Itayra de Souza Padilha – CCS
Daurecy Camilo – BU
Lizete Wood Almeida Souto – CED

Suporte Técnico – Indexação
João Oscar do Espírito Santo (2009-2017)

Suporte Técnico – SeTIC (Administração do SEER/OJS)
Guilherme Arthur Geronimo – guilherme.geronimo@ufsc.br (2012-2014)
Káthia Regina Lemos Jucá – kathia@setic.ufsc.br (2008-2012)

Divisão de Automação e Informática – DAINF (Suporte DOI)
Gesmar Kingeski Barbosa (2013-2017)
Marina Plentz – BU (2012-2013)
Claudiane Weber – BU (2010-2012)

Design
Carla Flor ­ carla@carlaflor.com
Ian Clive Kerr Coelho ­ ianclive@yahoo.com
Vicenzo Berti ­ design@reitoria.ufsc.br

Bolsistas
Ulliana Furlan da Silva (Design – 2020)
Gabriel Flaquer (Letras/Inglês – 2018-2020)
Lara Benedet (Design 2018-2019)
Manuella Pozenato Gomes (Letras/Espanhol – 2018)
Pablo Figueiredo (Design 2018-2019)
Julia Mattia (Design – 2017-2018)
Patrícia Pimenta (Letras – 2017-2018)
Daniella Domingos de Oliveira (Letras – 2016-2017)
Carolina de Moura Almeida (Design – 2016)
Paulo Otávio Coimbra (Design – 2016)
Gabriel Rioga (Design – 2015)
Gabriel Filippi (Letras – 2015)
Lucas Denir Espindola (Letras – 2014-2015)
Diego Coscodai (Engenharia Mecânica – 2014-2015)
Amanda Herzmann (Arquivologia – 2011-2013)
Camila Meneghetti (Biblioteconomia – 2009-2011)
Eduarda de Oliveira (Biblioteconomia – 2009-2011)