Problemática ambiental é tema recorrente da nova edição da revista Geosul

21/03/2018 17:43

A revista “Geosul”, editada pelo Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicou a edição de número 66 – v. 33 –, onde congrega um total de 15 artigos que tratam, principalmente, do tema da problemática ambiental.

De acordo com Carlos José Espíndola e Patricia Volk Schatz, respectivamente editor chefe e assistente editorial do periódico, “mantendo o compromisso de ampliar o escopo da revista ‘Geosul’ com a publicação de artigos científicos com temáticas da ciência geográfica e áreas afins, o número 66 buscou reforçar essa tendência com artigos escritos por biólogos, geógrafos, engenheiros florestais, geólogos, engenheiros civis, entre outros”.

Entre os artigos publicados, destaca-se o texto intitulado “Lixo marinho em ambientes costeiros: o caso da Praia Grande no município de São Francisco do Sul/SC”, assinado por Ênio Oscar Stelmack, Celso Voos Vieira, Marta Jussara Cremer e Caroline Kroll, que abre a nova edição da revista, estudando os impactos que o lixo marinho provoca nos organismos marinhos, nos processos ecológicos, na paisagem, no turismo e na economia local. O foco da pesquisa incide sobre o litoral norte catarinense, mais especificamente a Praia Grande, no município de São Francisco do Sul.

Já o artigo “Análise da política por pagamento por serviços ambientais como um instrumento para sustentabilidade socioambiental”, escrito por Gabriel Spínola Garcia Távora, Antonio Soares da Silva e Ana Paula Dias Turetta, procura constatar que “a mudança do paradigma ambiental mostrou a necessidade de se repensar as práticas de apropriação dos sistemas naturais, e, também, a criação de novos instrumentos que incentivem a preservação desses sistemas”. Dentre as alternativas encontradas, com vista à recuperação e conservação de espaços ambientais degradados, surgiram os Programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PPSA). O trabalho então busca analisar como esses pagamentos contribuem para a promoção da sustentabilidade ambiental.

A revista Geosul possui publicação quadrimestral e, desde 1986, publica e divulga as pesquisas do corpo docente e discente de pós-graduação nacional e internacional. Essa e demais edições da “Geosul” estão disponíveis em acesso aberto, por meio do site da revista.

Hélio Cadete Cavalcante Júnior/Estagiário de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas/Portal de Periódicos UFSC