Nota de pesar: falece Mara Coelho de Souza Lago, professora emérita da UFSC e editora da Revista Estudos Feministas
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento da professora Emérita Mara Coelho de Souza Lago na segunda-feira, 2 de junho, aos 84 anos.
Mara Lago atuou no Departamento de Psicologia da UFSC, onde ingressou em 1969 e foi uma das fundadoras do curso de Psicologia na Universidade. Foi pioneira e fundadora também do Serviço de Atenção Psicológica da UFSC (Sapsi) e do Laboratório de Psicologia Experimental, além do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do qual foi a primeira coordenadora. Mara Lago também colaborou na criação do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e da Revista de Estudos Feministas (REF), onde atuava na coordenação editorial.

Profa. Dra. Mara Coelho de Souza Lago / Divulgação: Currículo Lattes
Mara aposentou-se em 2010, de forma compulsória aos 70 anos de idade, mas continuou atuando como voluntária no ensino, na pesquisa e na extensão, como professora e pesquisadora até muito recentemente. Era presença garantida nas diversas marchas em defesa das mulheres e da diversidade, bem como em eventos como o Fazendo Gênero, que também ajudou a criar. Em 2011 foi homenageada com o título de Professora Emérita na UFSC, em uma solenidade que reuniu seus colegas de trabalho, estudantes, familiares e amigos.
Na ocasião, ela lamentou a ausência dos familiares que já se foram, principalmente de seu falecido marido, o professor Paulo Lago. Disse que sua história na UFSC foi feita de compartilhamento e acolhida e agradeceu à generosa indicação do Departamento de Psicologia e acolhida dos colegas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Mais recentemente, em uma publicação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) de 2021, a professora falou sobre ser mulher e cientista. “Como parte de uma geração cujas avós e mães tiveram que lutar pelo direito à cidadania, à educação, ao trabalho no espaço público, sou muito consciente da grande importância das mulheres estarem em todos os espaços de produção de conhecimentos e tecnologias”.
A catarinense Mara Lago nasceu em Caçador, Santa Catarina e veio para Florianópolis aos 10 anos de idade. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fez mestrado em Antropologia pela UFSC e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Suas pesquisas tiveram como foco prioritário a Psicologia Social e a Antropologia nos temas de gênero, gerações, subjetividades, modos de vida, sempre com enfoque interdisciplinar. Ela orientou dissertações, teses e trabalhos de iniciação científica, e participou de mais de 100 bancas examinadoras de mestrado e doutorado, além das qualificações de doutorado e bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). É autora e organizadora de cerca de 70 publicações.
Sua memória será sempre lembrada e seu legado, perpetuado pelas futuras gerações de cientistas.
O Portal de Periódicos UFSC manifesta seu luto pelo falecimento da Profa. Dra. Mara Coelho de Souza Lago, e sua solidariedade à família e aos amigos neste momento de tanto pesar.
Com informações da Agecom/UFSC