Bibliotecárias do Portal participam do II Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal

17/07/2017 22:41

A segunda edição do Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (ENEDIF) foi realizada no Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), nos dias 13 e 14 de julho de 2017. O evento reuniu participantes de instituições de ensino federais de todo o Brasil. Representando o Portal de Periódicos UFSC, estiveram presentes as bibliotecárias Juliana Aparecida Gulka e Lúcia da Silveira.

Durante a mesa de abertura, as autoridades presentes salientaram a importância do encontro para fortalecer a parceria entre as instituições e qualificar as publicações editadas. O reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, destacou que eventos como o ENEDIF são relevantes para unirem as instituições, sobretudo em um momento difícil como o atual, de cortes no orçamento.

Entre as palestras ministradas, destaca-se a de José Pinheiro de Queiroz Neto, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação dos Institutos Federais (FORPOG), que apresentou um panorama das publicações periódicas dos Institutos. De acordo com o palestrante, os principais desafios são a necessidade de internacionalização com artigos publicados em outros idiomas e a ampliação da indexação em bases relevantes.

Angélica Miranda da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) falou sobre sistemas de editoração. De acordo com a palestrante, “produzir conhecimento é tão importante quanto divulgar” e a utilização de um sistema de editoração se justifica por “preservar registros, tornar o processo editorial eficiente e promover a transparência”.

Outro destaque foi a mesa-redonda sobre portais, que contou com a participação da bibliotecária e coordenadora do Portal de Periódicos UFSC Lúcia da Silveira e da bibliotecária Emanuelle Torino, do Portal de Informação em Acesso Aberto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Lúcia apresentou aspectos estruturantes para a gestão de portais de periódicos, enquanto Emanuelle explanou sobre projetos, iniciativas e serviços em prol do acesso aberto na UTFPR.

Oficinas

Como parte da programação do II ENEDIF, além das palestras e mesas-redondas foram ofertadas 5 oficinas e minicursos distribuídos em dois dias, direcionados tanto para quem atua em periódicos como para quem atua em editoras institucionais.

Na ocasião, as bibliotecárias da UFSC puderam participar da oficina sobre o Open Journal Systems 3.0 (OJS), ministrada por Angélica Miranda (FURG). De acordo com a ministrante, atualmente cerca de 2.800 periódicos utilizam o OJS no Brasil e a nova versão do sistema alia design e tecnologia para ser mais intuitivo, inclusive sendo responsivo à navegação por dispositivos móveis.

Lúcia e Juliana também participaram da oficina ministrada por Débora Dimussio, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), intitulada “DOI no OJS: em busca de metadados normalizados”, sobre a revisão de metadados e atribuição do DOI, na qual puderam aprender e contribuir com o grupo, em virtude do serviço prestado pelo Portal de Periódicos da UFSC nesse segmento desde 2010.

Apresentação cultural

Uma apresentação artística de alunos do ensino médio e da graduação, e de servidores do IFRS abrilhantou o evento e impressionou a todos. O Grupo Instrumental do Campus Osório é coordenado pela professora Agnes Schmeling e pelo técnico audiovisual Bruno Serra Acosta, e estreou o espetáculo “Elas”, no qual os integrantes cantam, tocam e encenam músicas nacionais e internacionais em homenagem às mulheres.

Sobre o ENEDIF

O Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal teve sua primeira edição realizada em 2016, no Instituto Federal de Goiás. Reúne representantes de editoras, coordenações de publicação, editores científicos e bibliotecários, criando um espaço para discutir os desafios e as perspectivas da produção editorial das instituições universitárias públicas. O II ENEDIF se consagrou pela troca de experiências, excelente organização e programação, além de promover a criação de parcerias entre profissionais vinculados a Institutos e Universidades Federais, que partilham de cenários semelhantes no que tange à editoração. A próxima edição do evento será realizada em 2018, em São Paulo. Acesse o site do ENEDIF.

Lúcia da Silveira, do Portal de Periódicos UFSC, palestra sobre a gestão de portais, juntamente com Emanuelle Torino, do Portal de Informação em Acesso Aberto da UTFPR.

Da esquerda para a direita: David Matos Milhomens (IFRS), Fabiane Führ (UFPR), Lúcia da Silveira (UFSC), Angélica Miranda (FURG), Juliana Aparecida Gulka (UFSC) e Ana Gabriela Clipes Ferreira (UFRGS).

 

 

 

 

 

 

 

 

Juliana Aparecida Gulka/Bibliotecária do Portal de Periódicos UFSC

Fotos: Arquivo Pessoal.