Conheça as revistas hospedadas como histórico institucional no Portal de Periódicos UFSC

29/01/2018 11:00

Além das revistas com novas publicações periódicas, o Portal de Periódicos UFSC também hospeda online revistas que não publicam novas edições. Os acervos destas continuam disponíveis para a pesquisa em acesso aberto, contribuindo para a democratização do conhecimento acadêmico.

A Revista Travessia, publicada de 1980 a 1999, tinha o objetivo de difundir o conhecimento sobre temáticas relacionadas à Literatura e Teoria Literária. Suas edições publicavam textos de pesquisadores vinculados à Programas de Pós-Graduação nacionais e estrangeiros e era direcionada para pesquisadores e profissionais com ênfase em Literatura, Teoria Literária e Estudos Culturais. Hoje, o projeto é continuado por meio do periódico Outra Travessia.

Vinculado à Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET), a Scientia Traductionis é dirigida aos estudiosos da tradução e da literatura traduzida, a professores, alunos e tradutores. Inicialmente, foi criado com o intuito de divulgar trabalhos discentes da PGET; entretanto, expandiu-se e refez sua linha editorial na sua sétima edição. Estão disponíveis para pesquisa as edições de 2005 a 2014. O projeto foi continuado pelo periódico Cadernos de Tradução, ainda corrente.

A Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, disponível das edições de 2001 a 2011, tinha como missão fomentar a produção de conhecimento e a discussão crítica sobre o trabalho e os processos organizacionais, levando em consideração o ponto de vista de pessoas que os vivenciam e a estão submetidas aos mesmos. Eram publicadas diversas contribuições no âmbito da Psicologia e áreas de conhecimento afins.

Com o objetivo de divulgar a produção acadêmica relacionada aos processos inclusivos na educação, a Revista Ponto de Vista foi publicada de 1999 a 2008. O objetivo era divulgar trabalhos inéditos sobre assuntos atuais e relevantes no campo da Educação, principalmente sobre Educação Especial, e promover o debate sobre questões e temas emergentes que envolvessem as marcas sociais de diferença.

A Insula – Revista de Botânica está disponível das edições de 1969 a 2012. Editado pelo Departamento de Botânica, o periódico publicava e divulgava artigos científicos inéditos e originais relacionados às mais distintas áreas da Botânica. Por permuta, era distribuído a mais de 500 instituições nacionais e internacionais.

Esses e outros periódicos podem ser conferidos online, via Portal de Periódicos UFSC.

Patrícia Pimenta de Paula/Estagiária de Letras-Português/Portal de Periódicos UFSC