Leitura para todos: novo template de artigo científico com foco na acessibilidade
Em um esforço contínuo para tornar a ciência acessível a todos, o Portal de Periódicos UFSC apresenta o template de artigo científico acessível, desenvolvido com base em indicadores de qualidade nacionais e internacionais, como COPE, ABNT, ORCID, DOI, DOAJ, CASRAI e SCIELO.
A ideia de desenvolver um template acessível teve origem ainda em 2018, motivado pelos debates na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação a respeito de acessibilidade informacional. A partir disso, a equipe do Portal se sentiu motivada com a possibilidade de criar textos acessíveis desde a publicação, em vez de ter que adaptá-los e torná-los acessíveis posteriormente. Essa questão foi então levada como tema para o Ciclo de Debates UFSC, evento realizado no mesmo ano e com alcance nacional, que trouxe uma série de reflexões e plantou a semente de mudança.
Uma das características do template é a acessibilidade do conteúdo devido a implementações de formatações que garantem uma experiência de leitura fluida para as pessoas que utilizam softwares leitores de tela. Dessa forma, ele abrange desde a escolha de fontes de letras que melhoram a legibilidade de texto por máquina, a criação de descrições representativas para ilustrações (incluindo a logo da revista, a formatação de tabelas, os quadros, os gráficos etc.), bem como outros elementos que garantem que as informações sejam claramente compreendidas por todos. Houve ainda a validação do template por uma pessoa que utiliza tecnologias assistivas, garantindo que o mesmo esteja adequado ao que se propõe.
Sabemos o quanto será desafiador a implementação desse modelo, já que isso dependerá principalmente do autor, que deverá estar comprometido em tornar a narrativa do texto acessível para todos lerem. Nesse processo, o autor precisa inserir no seu repertório que as ilustrações não podem contar a história sozinhas e sim, que necessitam da narrativa escrita com riqueza de detalhes, para todos entenderem. Essa transição para o modelo acessível de artigo científico deverá receber a colaboração de toda a comunidade científica, cabendo, em alguns casos, a compreensão de que o texto poderá ser mais descritivo quando houver uma ilustração, justamente porque atende a esse aspecto da acessibilidade. Então, avaliador e editor devem ponderar a boa prática.
A Revista Anuário de Literatura foi a primeira a adotar este template, demonstrando seu compromisso com a acessibilidade. Para Jair Zandoná, um dos editores da Revista, o trabalho editorial deve estar comprometido com o cuidado, o qual não se restringe à recepção de inéditos, à avaliação dos pares e à publicação de textos. Com o propósito de democratizar o conhecimento, para que as publicações possam ser acessadas por todas as pessoas, é necessário contribuir efetivamente para que sejam mais acessíveis, correspondendo à diversidade de pessoas que podem utilizá-las. Visite o link externo para conhecer o template da revista.
O Portal de Periódicos UFSC reafirma seu compromisso de tornar o conhecimento científico acessível a todos e espera que este template seja um passo significativo na direção certa.
A equipe agradece as pessoas que estiveram envolvidas com esse projeto: Clarissa Agostini Pereira, José Carlos Rodrigues, Salete Cecília de Souza, Juliana Aparecida Gulka, Lúcia da Silveira, Suelen Andrade, Vanessa Tavares Wilke, Jair Zandoná, o setor de Acessibilidade Informacional da BU, a Comissão de Acessibilidade da BU e as equipes editoriais dos periódicos científicos.