Nova edição da Revista GUAL publica 15 artigos sobre gestão universitária e educação superior
A Revista Gestão Universitária da América Latina (GUAL), vinculada ao Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicou a sua terceira e última edição do ano – v. 10, n. 3. O fascículo é composto por uma seção, composta por 15 artigos, que abordam a gestão universitária e educação superior.
Segundo o Dr. Júlio Eduardo Ornelas Silva, editor executivo da revista, “as edições da Revista GUAL são consideradas importantes e exclusivas para um grupo customizado de leitores e pesquisadores, sendo um dos pouquíssimos periódicos, senão o único, que atende, em sua integralidade, exclusivamente os dirigentes, profissionais e pesquisadores de Instituições de Educação Superior na América Latina, promovendo reflexões atinentes aos temas da estrutura da Gestão Universitária e a situação da Educação Superior na região”.
Dos artigos publicados nesta edição, é possível destacar “Construindo um avião em pleno voo: a influência do conforto físico no clima organizacional de uma instituição federal de ensino superior”, desenvolvido pelos autores Denise Gutierrez Castro (UFABC), Fernando Thiago (UNEMAT), Eduardo de Camargo Oliva (USCS), Edson Keyso de Miranda Kubo (USCS) e Wilson José de Souza (USCS).
Partindo do conceito de clima organizacional e das suas dimensões, o artigo aborda o conforto físico, aspecto importante na área de Gestão de Pessoas. Por meio da observação participante, na qual o observador está constantemente persente nas tarefas do objeto pesquisado, a pesquisa revela a realidade de uma organização federal que, por meio do programa Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), iniciou as suas atividades institucionais com instalações inacabadas.
O clima organizacional são percepções gerais de um grupo de funcionários sobre as práticas, procedimentos e condições organizacionais, além do ambiente de trabalho. Dessa forma, o objetivo é revelar o que eles pensam e as suas reações sobre a organização para qual trabalham. Dimensões negativas quanto ao clima organizacional podem comprometer a satisfação, o comprometimento e a satisfação dos empregados.
A pesquisa foi baseada em dados coletados a partir de registros de discussões em grupo. Os participantes foram 15 servidores públicos, empossados nos cargos de docente e técnico-administrativo, que estavam exercendo seus trabalhos simultaneamente à construção do prédio público.
Os relatos dos colaboradores evidenciam que exercer as atividades em um prédio cuja instalação está em obras influencia diretamente em aspectos organizacionais. Os servidores públicos da instituição são bastante afetados pelos problemas de ruídos, limpeza, insegurança e tremores. As obras em andamento causam dificuldades como falta de água, iluminação e energia elétrica, o que leva que os trabalhos sejam desenvolvidos em locais não definitivos ou adaptados.
Entretanto, mesmo com os problemas relatados, os trabalhadores desempenham suas funções, sugerindo que, apesar das condições adversas e desconforto, os problemas podem ter causado comprometimento das pessoas em superar os desafios.
Um dos autores do texto, Fernando Thiago, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UEMG), comenta que “o artigo está recheado de depoimentos dos trabalhadores e de discussões do fenômeno observado com a literatura especializada, oportunizando estudantes e pesquisadores de conhecerem uma realidade um tanto incomum nas pesquisas desta área”.
A Revista GUAL veicula as suas edições desde 2007 e, atualmente, tem a periodicidade quadrimestral. Visando contribuir para o desenvolvimento científico e de profissionais universitários, a revista publica 60 artigos por ano. É classificada como B2 no Qualis-Capes da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.
Seguindo o princípio de disseminar o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização do conhecimento, a revista está veiculada em acesso aberto no Portal de Periódicos UFSC. Para ler este e os demais artigos da nova edição, acesse a página na revista.
Patrícia Pimenta de Paula/Estagiária de Letras-Português/Portal de Periódicos UFSC