Portal de Periódicos realiza indexação na base de dados PKP

18/08/2017 21:15

Em 2016, o Public Knowledge Project (PKP) mesmo responsável pela criação e manutenção do software de gestão editorial, Open Journal System (OJS), do Canadá, lançou o seu próprio indexador. 

PKP index é uma base de dados que utiliza aplicações de software livre para indexar diferentes tipos de publicações, como por exemplo, periódicos, livros e conferências. Atualmente possui 450.539 registros indexados provenientes de 1.745 publicações. O indexador lista periódicos de vários países,  todos os conteúdos são revisados e aprovados pela equipe da PKP. Os artigos das revistas podem ser recuperados pelo conteúdo dos metadados. Além disso, a página principal apresenta as últimas publicações e artigos submetidos.

Percebendo a oportunidade de dar maior visibilidade as revistas que integram o Portal de Periódicos UFSC, foi realizada a indexação de cada uma delas no PKP.  A indexação consiste em um registro de cada periódico, e os metadados dos artigos são alimentados automaticamente via protocolo OAI-PMH.

O próximo passo é atualizar a lista de indexadores no menu ‘sobre’ de cada revista do Portal.

Lúcia da Silveira/Bibliotecária do Portal de Periódicos UFSC